Neste sábado dia 20/03/21, um terremoto de magnitude 7 ocorreu na costa leste do Japão, e as autoridades emitiram um alerta de tsunami de cerca de um metro. Não houve relatos de pessoas feridas.
O terremoto ocorreu às 18h09, horário local do Japão, no Oceano Pacífico, próximo à costa da área de Miyagi, a uma profundidade de 60 quilômetros. A capital também sentiu um tremor.
De acordo com a Associated Press, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para a prefeitura de Miyagi imediatamente após o terremoto, mas suspendeu o alerta 90 minutos depois. De acordo com a NHK, o tsunami pode ter atingido partes da costa de Miyagi.
A autoridade reguladora nuclear disse que nenhuma anormalidade foi encontrada nas usinas nucleares da região.
Escala Ritcher
A escala Richter foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos. A escala começa em zero grau e é teoricamente infinita, mas graus iguais ou maiores que 10 nunca foram registrados.
- De 3.5 a 5.4 graus: raramente causam danos
- De 5.5 a 6 graus: efeitos arrasadores em edifícios de estrutura precária
- De 6.1 a 6.9 graus: causa destruição em áreas até se 100 quilômetros do raio
- De 8 a 8.5 graus: abalo fortíssimo, causando grande destruição na infraestrutura
- De 9 graus: destruição total
Círculo de Fogo do Pacífico
O Japão está localizado em uma área chamada Anel de Fogo do Pacífico ou Anel de Fogo do Pacífico, que é uma área geologicamente instável. Esta área causa 90% dos terremotos e 50% dos vulcões da Terra.