Se liga joventude, essa é pra você!.
Todo jovem estraga sua vida de alguma maneira. E são essas bobagens que ele passa nos próximos vinte, trinta, quarenta anos gerenciando.
Este certamente foi o meu caso. Meus vinte e poucos anos, como imagino o seu, foram um tempo de idéias frequentes, ambições e foda-se toda a responsabilidade. Enquanto eu queria fazer e alcançar certas coisas, assumi muito pouca responsabilidade por minha vida.
Eu festejei. Bebi demais. Eu gastei todo o meu dinheiro. Eu adquiri dívidas. Dormi. Passei muito tempo no YouTube. E claro, apesar de tudo ter sido divertido (ou pelo menos um pouco divertido) na época … Alguns deles também se cristalizaram em hábitos que eu tive que aprender a desfazer.
Trabalhador ou preguiçoso. Covarde ou corajoso. Socialmente confiante ou socialmente tímido.
E claro, se você é jovem, provavelmente está pensando – tudo bem, se é assim que funciona, vovô, então vou me certificar de acertar tudo de uma vez.
Sim, boa sorte com isso. Não é assim que funciona.
Você pode e vai estragar várias coisas. Ninguém é perfeito e você também não. No entanto, há algumas coisas que você vai querer tentar acertar …
1) Adquirir dívidas
Sim, seu pai está certo.
Não se endivide.
Estou falando sério. Esperar por problemas de dinheiro é muito complicado.
Em vez de adquirir dívidas, trabalhe mais e ganhe mais dinheiro.
Seja esperto e gaste menos. Não compre coisas que você não pode pagar, não importa o quão legal você pense que elas o tornarão.
Daqui a 30 anos, você agradecerá a si mesmo.
2) Afirmar os seus limites
Se existe uma via expressa para se sentir uma porcaria, ser tratado como uma porcaria, nunca sendo respeitado, nunca respeitando a si mesmo – então não é afirmar seus limites.
Quando você não afirma seus limites, está dizendo a si mesmo, ao mundo e a todos os demais que o que você pensa e sente sobre como gostaria de ser tratado não é importante.
Você está dizendo a si mesmo, ao mundo e a todos os outros que eles são mais importantes que você. Você está dizendo que está no fundo, e todo mundo é melhor. Para que eles possam andar sobre você.
E, infelizmente, eles costumam fazer.
Mas a verdade é que, ao não declarar o que você é e o que não concorda, você está andando por toda parte e por seu respeito próprio. Em vez de afirmar seus limites e se respeitar.

3) Não construir hábitos produtivos
Eu sou incrivelmente preguiçoso. Na verdade, eu deveria ser algum tipo de autoridade sobre isso.
Minhas inclinações mais básicas são ficar por aí sem fazer nada, olhando para o teto, sonhando acordado ou assistindo horas de merda inútil no Youtube.
E adivinhem – é uma maneira ruim de viver.
Não apenas não consegue absolutamente nada, como também esgota sua capacidade de ser produtivo a longo prazo. E deixe-me dizer-lhe … Isso não é um hábito que você deseja construir.
Quanto mais velho você fica, mais você quer se tornar produtivo. É literalmente sua única opção inteligente.
Comece a trabalhar uma hora por dia em algo. O que quer que seja. Apenas trave essa hora e cumpra-a. Pode parecer inútil a princípio, mas quando você o associa a algum tipo de sonho que está tentando realizar, ele pode e será recompensado a longo prazo.
Mas a principal razão pela qual você quer fazer isso é pelo hábito. Você deseja desenvolver esse hábito de ser consistentemente produtivo.
Em breve vou postar uma parte 2 sobre esses erros que os jovens estão cometendo cada vez mais.
Valeu soldado!