Se você está malhando e mudou sua dieta para perder peso, mas a balança não está mudando, você pode não estar dormindo bem.
Você trabalha muito para perder peso. Você come todas as frutas e vegetais , bebe bastante água e faz exercícios várias vezes por semana. Caramba, talvez você até mesmo monitore suas macros, conte suas calorias ou tenha um diário alimentar completo. E, claro, você fica de olho em sua contagem de passos diários e registra seus treino.
Então, por que – deixe os gestos das mãos frustrados – você não pode perder peso?
Se você está fazendo todos os itens acima, provavelmente já sabe que a perda de peso é um processo longo, ventoso e cheio de nuances. Você não pode evitar os altos e baixos e tem que continuar trabalhando, apesar dos dias ruins.
Mas … quando você tem tudo tão programado, tão meticulosamente planejado, pode parecer um forte tapa na cara quando seu corpo não se move. Você pode estar perdendo uma grande peça do quebra-cabeça. Você pode nem saber que esta peça existe; é um aspecto frequentemente esquecido da perda de peso.
A grande peça que faltava? Sono precioso .
Como a privação de sono destrói os esforços para perder peso
Apesar de fazer tudo certo com dieta e exercícios, você pode facilmente atrapalhar seus esforços com uma péssima rotina de sono. Pense na perda de peso como uma pirâmide. O sono é a camada inferior. Depois vem a nutrição e a hidratação, depois os exercícios. Na parte superior, você tem itens como rastreamento de alimentos, contagem de passos e suplementação.
A privação de sono arruína seus esforços para perder peso de quatro maneiras importantes, explicadas abaixo.
Desequilíbrios do hormônio da fome
Dois de seus principais hormônios da fome, a leptina e a grelina, ficam doidos quando você se priva do sono. A grelina estimula o apetite, enquanto a leptina o diminui.
Quando você não dorme o suficiente, a grelina aumenta e a leptina diminui. O resultado? Seu apetite vai às alturas e a leptina não está lá para dizer: “Ei, não estamos com fome.”
O que é realmente assustador é que isso pode acontecer após apenas uma noite de sono reduzido.
Escolhas alimentares ruins
Pense nos tipos de comida que você deseja comer quando estiver cansado. Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente gravita em torno de algo açucarado e rico em carboidratos refinados ou algo gorduroso, gorduroso e delicioso.
Os pesquisadores realmente descobriram essa tendência em estudos e a ciência é clara: quando você não dorme o suficiente, é mais provável que faça escolhas alimentares erradas. Os cientistas ainda não entendem todos os mecanismos biológicos por trás disso, mas acham que pode acontecer devido aos circuitos de recompensa em seu cérebro.

A privação de sono faz com que os doces pareçam ainda mais saborosos do que o normal.
Exercícios menos eficazes
Você pode não tirar o máximo proveito de seus treinos quando não tem sono. Estudos mostram que o exercício é mais difícil depois de uma noite sem descanso e que a sensação de lentidão significa que você pode não se mover tão rápido, levantar pesos ou treinar por tanto tempo .
Isso não é necessariamente uma coisa ruim, porque não há necessidade de ir muito na academia quando você não dorme o suficiente . Mas é algo para se ter em mente quando você não consegue evitar e se pergunta por que seus treinos não estão funcionando.
Estresse e inflamação
Se eu tivesse que adivinhar, você provavelmente já está bastante estressado. Equilibrar trabalho, família e tarefas domésticas durante uma pandemia enquanto se tenta ficar em forma é – e isso é um eufemismo grosseiro – um desafio.

A maioria das pessoas não percebe isso (graças à cultura de preparação física “sem desculpas“), mas fazer exercícios intensos quando já está excessivamente estressado nem sempre é uma boa ideia. Os exercícios de alta intensidade desencadeiam a resposta do seu corpo ao estresse e, se você não dormir o suficiente, seu corpo não se recuperará bem. Essa elevação crônica dos hormônios do estresse pode atrapalhar seus esforços para perder peso.